HISTÓRIA - IGREJA EVANGÉLICA PENTECOSTAL SANTUÁRIO DE DEUS

IGREJA EVANGÉLICA PENTECOSTAL SANTUÁRIO DE DEUS

Igreja Evangélica pentecostal Santuário de Deus, sede mundial na cidade de Cametá na avenida Cônego Siqueira N° 2767 bairro de Santa Maria Pastor presidente e Fundador José Maria Sousa Valente


Últimas

Home Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

Responsive Ads Here

domingo, 10 de dezembro de 2017

HISTÓRIA



O nosso Presidente fundador Rev. José Maria Sousa Valente, nasceu na cidade de Cametá no dia 02/12/1967, homem de origem pobre de família humilde, mas que lhe educou da melhor maneira possível, aos 15 anos de idade ouviu pela primeira vez o evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo, mas pelo fato de sua família ser e ele próprio serem muito católicos não quis aceitar a Jesus como seu salvador, por pensar que a sua religião lhe daria a salvação, mas ele sofria de uma enfermidade que lhe deixava muito triste, procurou os médicos, mas não encontrou a solução, pelo fato de ser muito religioso ao ouvir o Evangelho disse ao irmão que estava pregando:
– Eu vou fazer um desafio se o deus da minha religião for verdadeiro, eu vou frequentar a igreja durante três domingos rezando e pedindo para ele e todos os santos me curarem, e depois passarei três cultos na igreja evangélica pedindo a cura, o deus que responder dentro desse prazo é o verdadeiro Deus. 
      O resultado não poderia ser de outra maneira no segundo culto Jesus me curou, daí então aceitei a Jesus como meu salvador. Frequentei durante cinco anos a Igreja do Evangelho Quadrangular na cidade de Cametá, e lá trabalhei como obreiro auxiliar, missionário e outros cargos, e durante esse período na igreja que eu congregava, fui conhecendo a Bíblia e percebendo que Deus requer de nós seus servos, santidade e que sejamos irrepreensíveis para o dia do juízo e comecei pedir a Deus mais entendimento e compreensão da sua palavra porque eu queria e quero servi-lo segundo a sua vontade porque aceitei a Jesus com o desejo de morar no céu, conforme a sua palavra. 

Com o passar do tempo notei que alguns pastores não queriam ter um compromisso sério com a verdade que é Jesus, por muitas vezes tentei conversar sobre santidade, mas eles sempre puxavam a conversa para trás dizendo que Deus só quer o coração, com isso eu aumentava a minha fé, orando ao Senhor Jesus e pedindo mais sabedoria e conhecimento da sua palavra, porque eu queria agradar ao Senhor cada vez mais, muitas vezes eu fui criticado dentro da igreja pelos meus colegas que eram obreiros me chamavam de santarrão, assembléiano e etc… Mas eu levava a minha vida com Deus a sério, pedindo que o Senhor me revelasse a sua vontade na minha vida, pois eu não estava me sentindo bem  naquele ambiente, então eu fiz um proposito diante de Deus, consagrei a minha vida durante um mês com jejum e oração para que o Senhor me desse a resposta sobre o que eu deveria fazer, durante este período pedi a Deus que me revelasse uma outra denominação para que eu pudesse me congregar, pois a igreja que eu estava, eu via que as suas atitudes estavam fora dos padrões bíblicos, e durante este propósito o Senhor me mostrou em vários sonhos que eu estava construindo uma igreja e eu passava pelo dela e ela estava pela metade, já quase construída e eu era o pastor, outra vez vi em sonho que eu estava pregando em um trabalho novo. 

Um certo dia eu estava na casa do meu sogro na vila de Curuçambaba, município de Cametá, lá eu vinha andando pela rua e quando ia passando pela frente da casa do nosso irmão em Cristo Pedro Serrão, ele me chamou e disse: Irmão Zé Maria! Eu tenho uma coisa para te dizer, então parei e fomos conversar, então o irmão Pedro me disse que eu não ficaria muito tempo na denominação em que eu estava e me falou que o Senhor lhe mostrou em sonho que eu estava pregando numa grande igreja, para uma grande multidão, e que Deus me usava com grande poder. Então perguntei a ele qual seria a denominação, pensando em meu coração; ele vai dizer que é a igreja que ele se congrega, então ele respondeu, eu não sei qual é a igreja, pois eu não vi o nome, mas ore a Deus que ele vai lhe revelar o nome. Durante o meu propósito eu visitava muitas igrejas pensando encontrar uma na qual eu pudesse me sentir bem, servindo e agradando ao Senhor, mas não encontrei, então fui até o meu pastor e entreguei todos os trabalhos que estavam sob minha responsabilidade e disse a ele que eu iria dar um tempo para ver o que o Senhor ia fazer na minha vida. 

     Neste meio tempo vi um pastor que estava começando um trabalho novo, e ele me convidou para ajudá-lo e eu aceitei, e trabalhei com ele durante três meses, continuei lendo a Bíblia e orando esperando uma resposta do Senhor Jesus, e muitas pessoas vinham me convidar para realizar culto em suas casas na cidade e no interior e eu ia fazer o trabalho do Senhor Jesus, muitos irmãos e amigos conversavam comigo e perguntavam

, por que o senhor não abre um trabalho? Muitos pastores fazem isso, mas eu dizia, não posso fazer isso, não tenho chamada para isso, mas eu não sabia que o Senhor estava usando estas pessoas para que eu pudesse entender a vontade dele na minha vida. Durante o propósito eu recebi muitas revelações em sonhos a respeito da fundação de um trabalho vindo de Deus, eu ainda não tinha entendido que Deus, queria me usar para fundar um trabalho voltado para sua palavra verdadeira, mas a minha vontade não era isso, eu não queria, porque tinha medo de passar por falso profeta, anticristo e etc… eu temia e disse muitas vezes para Deus em minhas orações.


Mas como a vontade de Deus na minha vida era liderar um trabalho, continuei recebendo cobrança de Deus em minha vida, eu orava ao Senhor e perguntava: Senhor como posso abrir um trabalho? Eu não tenho capacidade para isso? Sou pobre e não tenho dinheiro para preparar os documentos necessários, não sei como preparar um estatuto. O que os irmãos vão dizer de mim?

Mas mesmo assim as cobranças de Deus continuavam, em um certo dia pensei em fazer como jonas, fugir, então fiz uma viagem pensando: vou viajar para que tudo isso passe de mim, e no momento da minha viagem eu falava com Deus, pedindo para que ele tirasse tudo aquilo do meu pensamento, porque eu não queria fazer a minha vontade e sim a de Deus, então o Senhor falou comigo naquele momento dizendo: “Eu sou o Alfa e o Omega, o principio e o fim”. Então eu me entreguei à vontade do Senhor e disse: – Senhor se é a tua vontade que eu faça esse trabalho, abra as portas para mim para que eu possa fazer a documentação necessária, e aconteceu que Jesus preparou uma pessoa para preparar os documentos e outra para pagar os custos da documentação, então eu dei entrada no cartório no dia 17 de Março de 1988, e no mesmo dia realizamos o primeiro culto, foi maravilhoso! Depois disso alugamos uma casa na rua Paulo Nogueira, bairro da Matinha. Daí em diante começamos a fazer a obra de Deus pelo Ministério da Igreja Evangélica Pentecostal Santuário de Deus. Quando estávamos preparando a documentação ainda faltava o nome do Ministério e numa grande oração pedimos-lhe que ele falasse através de um versículo da Bíblia e escolhi o versículo de número 16, ao abrirmos a Bíblia exatamente no livro de 1 Co 3:16, que diz: “Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” Então entendi que o nome do Ministério seria “Igreja Evangélica Pentecostal Santuário de Deus”, logo que abrimos o trabalho passamos por muitas lutas e dificuldades.

     Infelizmente muitos pastores que não estão fazendo a obra de Deus com seriedade, acharam que o Santuário de Deus seria uma ameaça para o seu trabalho, e com isso alguns deles começaram a nos perseguir dia e noite e o pior, é que os pastores que faziam isso eram da igreja onde eu me congregava, eles mandavam os seus obreiros irem para a porta do salão onde nós realizavamo os cultos da Igreja Santuário de Deus. Para 

      Impedir ou melhor proibir que os irmãos entrassem na igreja para participarem dos cultos, e assim também outros obreiros e pastores falavam para os irmãos que: “Deus não abre portinha”, e diziam que o pastor José Maria Valente era um falso profeta, anticristo, diziam que a Igreja Santuário de Deus era a igreja do diabo, diziam que a igreja não iria para a frente, chegaram ao ponte de fazer campanha de oração para fechar o Santuário de Deus, enquanto isso Deus operava milagres, curava e salvava almas, e a obra prosseguiu, quinze anos se passaram e Deus provou que a porta que ele abre o homem não pode fechar. Em um certo dia eu estava indo para a oração do meio dia e encontrei-me com um pastor da igreja onde eu me congregava que começou a me atacar com palavras desagradáveis e também falou mau do ministério que nós havíamos fundado, e disse que eu deveria voltar pois eu estava sendo rebelde, disse também que Deus ia pesar suas mãos sobre mim, pois o que eu estava fazendo não era da vontade de Deus, eu fiquei muito triste naquele momento , mas assim mesmo eu fui a oração, e Deus me confortou, a tarde fui convidado a ir em uma oração na casa de uma irmã muito usada, por Deus chamada Silas, ali muitas pessoas praticavam a oração e eram confortadas, confortadas e curadas por Jesus através da oração, e eu não a por Deus chamada Silas, ali muitas pessoas participavam da oração e eram confortadas, consoladas e curadas por Jesus através da oração, e eu não conhecia esta irmã, e ela também não me conhecia, chegando lá fiquei perto da porta, pois tinha muita gente, então começamos a orar, e o Senhor usou poderosamente aquela irmã, e ela veio em minha direção e o Senhor falou comigo através dela, dizendo que tinha contemplando tudo o que estava acontecendo comigo, disse para eu não temer, porque ele tinha me escolhido para fazer a sua obra através desse Ministério, falou também que vai me usar muito para fazer a sua obra me levando por muitos lugares por onde eu nunca tinha passado e fazer desta obra um grande Ministério, curando os enfermos, libertando os oprimidos e salvando muitas almas, disse também que todos que se levantaram contra a obra do Senhor, que eu não os temesse porque o Senhor faria eles reconhecerem que o Santuário é de Deus, e isto aconteceu no decorrer destes 15 anos, e assim Deus me confortou com a sua palavra, e continuei fazendo a obra de Deus. Passamos muitas dificuldades financeiras, naquela época a renda da igreja era pouca, não dava nem para pagar o aluguel do salão, eu tinha que trabalhar para manter a minha família e a obra do Senhor, por muitas vezes nós almoçamos ovos fritos com verdura, mingau de farinha com açaí porque não tínhamos dinheiro para comprar comida, mas graças a Deus por isso. O Senhor nos abençoou poderosamente, eu trabalhava de manhã e a tarde eu fazia a obra do Senhor, visitava, evangelizava, e a noite quando íamos ao culto Deus confirmava ali a sua presença com as maravilhas que ele fazia ali. 

Quando o Santuário de Deus completou três anos, nós abrimos a primeira obra fora de Cametá, nesta época o nosso vice-Presidente era o pastor Rosivaldo Silva um dos obreiros pioneiros do Ministério, no principio do Ministério por muitas vezes e eu dirigia e ele pregava, no outro dia ele dirigia e eu preava, muitas das vezes estávamos apenas nós dois no culto, mas mesmo assim nunca deixamos de fazer a obra de Deus. Um certo dia conversamos sobre a abertura de um trabalho em outra cidade, mas o problema e que nós não tínhamos obreiros para isso, porque era só eu e ele, mas continuamos orando para que Deus abrisse uma porta fora de Cametá, e um certo dia o pastor Rosivaldo Silva veio falar comigo 
por Deus chamada Silas, ali muitas pessoas participavam da oração e eram confortadas, consoladas e curadas por Jesus através da oração, e eu não conhecia esta irmã, e ela também não me conhecia, chegando lá fiquei perto da porta, pois tinha muita gente, então começamos a orar, e o Senhor usou poderosamente aquela irmã, e ela veio em minha direção e o Senhor falou comigo através dela, dizendo que tinha contemplado tudo o que estava acontecendo comigo, disse para eu não temer, porque ele tinha me escolhido para fazer a sua obra através desse Ministério, falou também que vai me usar muito para fazer a sua obra me levando por muitos lugares por onde eu nunca tinha passado e fazer desta obra um grande Ministério, curando os enfermos, libertando os oprimidos e salvando muitas almas, disse também que todos que se levantaram contra a obra do Senhor, que eu não os temesse porque o Senhor faria eles reconhecerem que o Santuário é de Deus, e isto aconteceu no decorrer destes 15 anos, e assim Deus me confortou com a sua palavra, e continuei fazendo a obra de Deus. Passamos muitas dificuldades financeiras, naquela época a renda da igreja era pouca, não dava nem para pagar o aluguel do salão, eu tinha que trabalhar para manter a minha família e a obra do Senhor, por muitas vezes nós almoçamos ovos fritos com verdura, mingau de farinha com açaí porque não tínhamos dinheiro para comprar comida, mas graças a Deus por isso. O Senhor nos abençoou poderosamente, eu trabalhava de manhã e a tarde eu fazia a obra do Senhor, visitava, evangelizava, e a noite quando íamos ao culto Deus confirmava ali a sua presença com as maravilhas que ele fazia ali. 

Quando o Santuário de Deus completou três anos, nós abrimos a primeira obra fora de Cametá, nesta época o nosso vice-Presidente era o pastor Rosivaldo Silva um dos obreiros pioneiros do Ministério, no principio do Ministério por muitas vezes e eu dirigia e ele pregava, no outro dia ele dirigia e eu preava, muitas das vezes estávamos apenas nós dois no culto, mas mesmo assim nunca deixamos de fazer a obra de Deus. Um certo dia conversamos sobre a abertura de um trabalho em outra cidade, mas o problema e que nós não tínhamos obreiros para isso, porque era só eu e ele, mas continuamos orando para que Deus abrisse um porta fora de Cametá, 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages